domingo, 15 de dezembro de 2013

ENTÃO... (seja lá qual for seu corpo)

Como comentei na postagem anterior, ontem o Iyengar fez 95 anos. Boa oportunidade para lembrar porque praticar Ásanas (posições psico-físicas do Yoga).
Boa oportunidade também para comemorar o fato de existir alguém que tenha sido tão generoso em desenvolver e ensinar Ásanas/Yoga.



"(...) meu corpo é meu arco, minha inteligência é minha flecha, e meu alvo é minha alma. Eu estou consciente do lado de dentro e eu estou consciente do lado de fora. Nós devemos aprender a estender bem o arco antes que possamos atingir o alvo, então siga estendendo o arco do seu corpo. Assim a flecha atingirá o alvo, que é sua alma. Não se preocupe com o alvo. Quando o arco estiver estendido e a flecha afiada, você irá atingi-lo." 


"Por estudar em profundidade a performance do Ásana, eu mostrei como, mesmo fazendo um Ásana, o sistema humano inteiro pode ser integrado. Ainda assim nós desnecessariamente desintegramos o Yoga - que é, por definição, um assunto integrado -, quando nós o chamamos Yoga físico, Yoga mental, Yoga espiritual, Jñana Yoga, Bhakti Yoga, Kundalini Yoga, Siddha Yoga, e assim por diante. Por que nós demarcamos e dividimos aquilo que une cada indivíduo, de seu corpo à sua alma?




Quantos de vocês realmente sabem como fazer um Ásana? Quantos daqueles que dizem que Ásanas são físicos conhecem a profundidade da maneira de fazê-los que eu tenho descrito?"

B K S  Iyengar em "The Tree of Yoga" (em "A Árvore do Yoga" - tradução Ana Cabezas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário