sábado, 13 de junho de 2015

T-REX NEEDS PROPS (O YOGA É PARA TODOS E VIVE LA DIFFÉRENCE)

   
T-Rex  detesta Chaturanga (Chaturanga Dandásana)...


... e nem poderia ser diferente... (Iyengar entrando no Ásana)
Fui marcada nessa imagem do 'dino' por um amigo querido, que sempre me traz coisas interessantes. E a primeira coisa que pensei é o que dá nome a esse texto: T-rex precisa de props (acessórios usados, entre outras coisas, para possibilitar a todos a prática das posturas psico-físicas do Yoga - Ásanas).
Não só o T-rex, mas frequentemente nós também detestamos o que não conseguimos fazer, ou o que nos causa dificuldades. Mexe com nosso ego, que não quer ser ameaçado. Só que... frequentemente também, é o que detestamos que mais precisamos fazer, para nosso desenvolvimento.

Já escrevi neste blog sobre o uso dos props, no texto que pode ser acessado clicando aqui: PEQUENA REFLEXÃO (SOBRE O USO DE PROPS). E o Iyengar foi "o" cara que mais desenvolveu e trabalhou sobre isso. Embora fizesse Ásanas independentemente de seu uso (e em seu livro "Light on Yoga" quase não vemos props), foi um professor de grande generosidade.

Para ele, se nos textos é dito que o Yoga deve ser para todos, era necessário tornar isso possível, independente da idade, condição de saúde, ou simplesmente das proporções de cada corpo.

Sim, porque não temos todos a proporção exata do "homem vitruviano". Aliás, nem somos todos homens.

Mulher de Vitrúvio (desconheço a origem)



(Imagem da página maurovilareal.blogspot.com)
Somos diversos, e muitas vezes as mãos não vão tocar o círculo ou o quadrado. Ou vão passar. E não podemos querer que pessoas diferentes façam o mesmo Ásana da mesma maneira.
(Imagem da página prozis.com)




Daí que, - sempre tomadas as devidas proporções, claro! -, se o T-Rex tivesse alguns blocos, poderia começar a praticar Chaturanga Dandásana. 


E, com a prática, algo acontece, algo muda, e isso é o que importa.
Nos mitos não é dito que o peixe transforma-se em homem com a prática de Yoga? Mas essa é outra conversa... (Qualquer hora posto esta história.)
Para finalizar, Iyengar: _/\_


Nenhum comentário:

Postar um comentário