sábado, 23 de novembro de 2013

"ALÉM DISSO NÃO HÁ NADA - E HÁ TUDO!"

Simples assim.............................................................................................................................................
Na sequência trechos - geniais - de leituras desses dias. (E, já que mencionei poesia na última postagem, sinto aqui  uma relação forte - que talvez desse muito trabalho para explicar -, com ela.)

by Eloi Chiquetto


by Ana Cabezas
"Ásana significa postura, que é a arte de posicionar o corpo como um todo em uma atitude física, mental e espiritual. A postura tem dois aspectos: a pose e o repouso. A pose significa ação. Pose é assumir uma posição fixa dos membros e do corpo como representada pelo Ásana particular que está sendo realizado. Repouso significa reflexão na pose. A pose é repensada e reajustada de forma que os vários membros e partes do corpo são posicionados em seus lugares em uma ordem própria, e são sentidos descansados e acalmados, e a mente experimenta a tranquilidade e a calma dos ossos, juntas, fibras e células. 





by Ana Cabezas
Por refletir em que parte do corpo está trabalhando e em que parte da mente está trabalhando, e (por refletir) em qual parte do corpo não foi penetrada pela mente, nós trazemos a mente à mesma expansão a que o corpo chegou. Conforme o corpo é contraído ou estendido, também a inteligência é contraída ou estendida para alcançar cada parte do corpo. Isto é o que é conhecido como repouso; isto é sensibilidade. Quando esta sensibilidade está em contato igualmente com o corpo, a mente e a alma, nós estamos em um estado de contemplação ou meditação que é conhecido como Ásana. As dualidades entre corpo e mente, mente e alma, são superadas ou destruídas."
("Os Ramos da Árvore")

"Na performance do Ásana, duas avenidas ou caminhos estão envolvidos. Um é o evolutivo, expressivo ou exibitório, que leva o self na direção do corpo, na direção dos poros da pele, na direção da periferia. O outro é o involutivo, intuitivo ou inibitório, em que os veículos do corpo devem mover-se para o self. A união desses dois caminhos é o casamento divino do corpo com a alma e da alma com o corpo. É a meditação."
("A flor")

"Já que Yoga significa integração, trazer junto, segue que unir corpo e mente, unir natureza e observador, é Yoga. Além disso não há nada - e há tudo!"
("A profundidade do Ásana")

B K S  Iyengar em "The Tree of Yoga" (em "A Árvore do Yoga" - tradução Ana Cabezas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário