quarta-feira, 31 de julho de 2013

PANCHA BHUTA STALAM - PRITHIVI LINGAM TEMPLE IV


Abaixo, à esquerda, uma imagem do casal divino, no muro do templo.

Aproveito para compartilhar uma coisa bem interessante que aprendi sobre mitologia hindu, com o Prof. Osnir Cugenotta. Os casais divinos representam a união do humano com o transcendente. Por isso sempre um é azulado - quando representa o divino - e um é cor de pele - quando representa o humano.







(Sei que sempre alguém vai dizer que o homem é azulado e a mulher cor de pele. Bom, enfim... cada qual vê um pouco o que quer e o que pode, também. Mas vale lembrar - como exemplo de que não é absolutamente isso o que está em questão -, que as representações de Krishna e Arjuna normalmente seguem o mesmo código, com Krishna azulado e Arjuna cor de pele.)

Ao lado, um casal hindu, de carne e osso e bem simpático que estava por lá.








Agora que passei novamente, aqui no blog, pelos cinco templos dedicados aos cinco elementos, me lembrei novamente do trecho do Astavakra Gita que citei na primeira postagem que fiz sobre o Pancha Bhuta Stalam:

Chapter 1 - "3. You are neither earth nor water nor fire nor wind nor sky. For the sake of freedom know the Self as the embodiment of pure counsciousness and the witness of all these."
(Texto clássico, tradução para o inglês de Radhakamal Mukerjee - Motilal Banarsidass Publishers - Private Limited - Delhi)

Capítulo 1 - 3. Você não é nem terra nem água nem fogo nem vento nem céu. Por uma questão de liberdade conheça o Self como corporificação da pura consciência e testemunha de tudo isso.
(Tradução livre de Ana Cabezas)

Nas imagens abaixo, movimento das pessoas no templo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário