quinta-feira, 30 de maio de 2013

INICIAÇÃO EM KRIYA YOGA E UMA BELEZA QUE ME ACONTECEU

Foto que fiz no CET, da mesa preparada para a iniciação

No último fim de semana participei da primeira iniciação em Kriya Yoga dada pelo Osnir Cugenotta. Eu já havia sido iniciada por Sri Shibendu Lahiri, quando esteve no Brasil agora em março, e foi muito bom aprender e reaprender algumas coisas com o Osnir. (Sem tietagem, me lembro do que Sri Shibendu Lahiri disse no último dia da iniciação, voltando de seu descanso: "Osnir, you are a wonderful teacher!")

Compartilho aqui uma visita que recebi uma semana antes dessa iniciação e que me fez pensar, de certa forma, no primeiro ensinamento de Laya Yoga, Atithi Bhava, atitude de convidado, de hóspede. ("Todos somos convidados. Nenhum corpo é um residente permanente deste mundo.") Um hóspede não se apega ao lugar onde está, respeita e usufrui.

Nossa linda hóspede...

Na quinta-feira à noite, 16/05, o Eloi chegou em casa e, logo depois, me chamou do quintal para ver algo. A borboleta, que depois eu chamei de Borbs, estava no nosso vitrô. Pensamos que ela voaria logo, mas ela permaneceu, quietinha. Às vezes batia as asas.

Lembrei-me de uma pessoa que me contou que uma lagarta havia se tornado borboleta em um pinheiro, em seu apartamento, e que lhe dava mel para comer. Despejamos mel no vidro para que ela sentisse o cheiro e ela logo se agitou. Estava com fome! 

Abaixo um filminho da Borbs comendo mel...


Na sexta-feira ela continuou por lá, e também no sábado, até a hora em que viajamos, no final da manhã. Achei que ela estava como que preguiçosa, e mexi um pouco com ela para que voasse. Ela voou um pouco, peguei-a pelas asinhas e a trouxe para o vaso com uma tuia que ganhei há uns meses da pessoa que dava mel para a borboleta comer. (Olha só que coincidência: lembro-me que quando ela me ofereceu um pinheiro disse a ela que não me aparecesse com um pinheiro sem borboleta!)

Borbs com a tuia e com sua laranja

Estava quase me acostumando com aquela presença no quintal, comendo mel, laranja e andando em minha mão e em meu braço mas, quando voltamos de viagem no domingo à noite, ela tinha ido embora. Fiquei feliz por ela, porque cheguei a ter medo que ela pudesse não estar bem. 

Borbs!

Foi muito legal enquanto durou a visita de nossa hóspede. Fiquei com uma saudadinha mas... tudo aqui é emprestado.

Ah, os outros dois ensinamentos de Laya Yoga: Sakshi Bhava (atitude de testemunha) e Samapti Bhava (atitude de cessar, fim da atitude). 
Bora para as práticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário