segunda-feira, 7 de março de 2016

UMA NOTA A PROPÓSITO DO MAHA SHIVARATRI


Bangalore 2013 (Ana Cabezas)

Joseph Campbell disse que a razão pela qual devemos estudar os mitos é aprender a viver. Os símbolos existem para isso e - para além de qualquer confusão aparente por conta da diversidade de histórias, nomes e formas -, os recados são claros, fortes, e são o que nos ensina sobre a vida. 

Esta nota foca no pensamento de que Shiva vive dentro do meu coração. 
E do seu também!
Não está fora, não vem de fora para dentro. Já está aí, a ser descoberto e vivido.

Assim Shiva, o primeiro yogi, com sua cabeleira e seu corpo coberto de cinzas - muitas vezes um outsider, como mostrado em tantas histórias -, não é uma persona, uma máscara social. 
Imagem do tumblr (bhrm555)
Shiva não é uma pose. Ele simplesmente faz o que tem de ser feito.
Como também não são poses os Ásanas de yoga, e não devem ser fazedores de pose os praticantes.

Na 2ª feira passada falava disso com alguns alunos. Sobre como sementes lançadas por outras pessoas, propagandas, imprensa, etc, podem ser cultivadas em nossa mente. E sobre como, sem cuidados, nossa mente pode se tornar um ajuntamento de ideias que defendemos e sequer percebemos que não são nossas.

Também nosso corpo assume poses e formas que nos são sugeridas. 
Não seja o Yoga mais um monte de poses a serem assumidas de fora para dentro.

Os Ásanas têm que me ajudar a realizar a potencialidade do que estou, do que vim ser neste corpo, curar os problemas que a vida me trouxe e me capacitar para lidar com os que não podem ser curados.
E realizar a conexão com quem sou, me conectar com minha essência última, com aquele que vive dentro do meu coração.

Shiva tem relação com a destruição. Destrói as falsas identificações, para a transformação, a renovação. 

Shiva tira o veneno do ego, das poses, do falso, para que a transformação aconteça, como fez quando foi solicitado a dar um jeito no veneno (hala hala) que veio quando os deuses e demônios batiam o oceano de leite para extrair o néctar da imortalidade (amrita): Shiva engoliu o veneno e segurou em sua garganta. (Por isso é conhecido também como Nilakantha, aquele que tem a garganta azul.)

Imagem do tumblr (kailasanath)

Nenhum comentário:

Postar um comentário