domingo, 22 de maio de 2016

MONSTROS


Monstros são os guardiões do tesouro.

Recentemente abri o Dicionário de Símbolos para ler um símbolo qualquer.
E, por alguma sincronicidade, abri no símbolo "monstro". E achei muito interessante porque, de acordo com o conhecimento dos símbolos, os tesouros estão sempre guardados por um.
Imagem de obviousmag.org
Vejo sempre as pessoas buscando o bem-estar e querendo estar completamente longe dos problemas, sem nem tomar qualquer contato com eles. 
E - ainda hoje! - é frequente também achar que quem pratica Yoga nem chega a se irritar com nada, não está nem aí com as coisas e está sempre com cara de paisagem.
Combate de Rama e Ravana no épico Ramayana. (Imagem da pág. kindredsubjects.blogspot.com.br)
Pensando como adultos, será que existe alguma possibilidade de crescer sem enfrentar os problemas que estão dentro de nós, em vez de querer vê-los sempre nos outros? 
Ou será que é possível eu deixar de me irritar com as coisas por decreto, sem buscar o conhecimento do que me leva à irritação?
Ravana, personagem do épico Ramayana que, com suas cabeças, representa também a nossa mente, que não dá sossego e nos impede de ir além. (Imagem da pág. http://ouocblog.blogspot.com.br/)
É por isso que, na prática do Yoga, tomamos contato com nossos pontos fracos. Para fortalecê-los.
Independente do que pareça aos outros. 
E também para começar a dizer olá aos nossos monstros, porque sem conhecer os truques e artimanhas deles, para derrotá-los, não vamos arrecadar o tesouro. 

Rama e Lakshmana enfrentam Ravana. (Dolls of India Art Store - Pinterest)
Seguem trechos do dicionário:

Imagem da pág. http://ba.olx.com.br/

"O monstro simboliza o guardião de um tesouro, como o tesouro da imortalidade, por exemplo, isto é, o conjunto das dificuldades a serem vencidas, os obstáculos a serem superados, para se ter acesso, afinal, a esse tesouro, material, biológico ou espiritual. O monstro está presente para provocar ao esforço, à dominação do medo, ao heroísmo."

"O monstro surge também da simbologia dos ritos de passagem: ele devora o homem velho para que nasça o homem novo."

"O monstro é ainda o símbolo da ressurreição: ele devora o homem com o fim de provocar um novo nascimento. Todo ser atravessa o seu próprio caos antes de poder estruturar-se, a passagem pelas trevas precede a entrada na luz."

"[...] os monstros simbolizam uma função psíquica, a imaginação exaltada e errônea, fonte de desordem e infelicidade: é uma deformação doentia, um funcionamento enfermo da força vital."

(em "Dicionário de Símbolos". Jean Chevalier e Alain Gheerbrant. Ed. José Olympio.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário