Inclinam-se os ombros para frente, apoiando-se com firmeza as palmas das mãos nos joelhos; move-se o ventre para a esquerda e para a direita como um redemoinho em um rio. Os siddhis chamam esta técnica de nauli."
(Em "Hatha Yoga Pradipika", tradução de Pedro Kupfer.)
Para fazer o treinamento do Nauli, expire e eleve o seu diafragma (aquele músculo em forma de abóbada, que limita as cavidades torácica e abdominal). O abdômen é então sugado para cima e para dentro. A partir daí, você projeta seus retos abdominais (um par de músculos longos que recobre a parte da frente do abdômen), fazendo-os saltar. Então, movimente os retos abdominais para um e outro lado, criando um movimento ondulatório, realizando uma massagem no seu próprio abdômen pelo rolamento dos músculos. (Aliás, no Gheranda Samhita este exercício é também chamado "Lauliki Yoga". Lauliki significa rolamento.)
Uma boa dica para começar a perceber seus retos abdominais: com o diafragma elevado, pressione as mãos nas coxas. Assim você vai senti-los, quer eles saltem muito ou não. Tomando consciência do músculo que você não costuma ativar voluntariamente, você começa a restabelecer a comunicação, criando sinapse e fortalecendo a ação.
Faça todos os dias, com o estômago vazio. Assim o Nauli vai sendo tranquilamente preparado.
E, mais do que isso, você vai estar trabalhando em si mesmo, captando energia, gerando calor. E isso é sinal de que algo muito importante já está "rolando".
Ainda no "Hatha Yoga Pradipika":
"II:34
Esta excelente prática de Hatha Yoga elimina a inércia do fogo gástrico, estimula a digestão, deixa uma sensação agradável e elimina todos os males e desajustes dos humores."
Quer mais o que?
Vá fazer o seu, que é o melhor do mundo. (Afinal, sua vida acontece no seu corpo e não em qualquer outro!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário