quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DIA DO YOGA - INAUGURAÇÃO DA PRIMAVERA

Ontem, 22/09, foi o Dia do Yoga.
Este dia foi proposto há alguns anos aqui no Brasil como alternativa, em face de que a proposta anterior vinculava a comemoração a objetivos pessoais e comerciais. (Temos também um Dia Internacional do Yoga, em 21/06).
De qualquer maneira, 22/09 é uma data bem legal, porque marca o início da primavera, estação que entrou ontem por volta das 18:00hs.
Aliás, nós que vivemos nas grandes cidades não costumamos dar tanta importância às estações, e as estações também andam meio malucas. Mas mesmo assim estas mudanças interferem em nós.
Os antigos e sábios yogis costumavam recomendar determinadas estações para iniciar algumas práticas de Yoga, e muitas outras tradições também levam isso em conta.
Além de toda a gama de variações que cada estação traz, sua passagem nos lembra da constante mudança em que estamos submersos. Nada permanece. Aquilo de que gostamos passa, e aquilo de que não gostamos também... Tudo tem seu momento de criação, permanência, e tem que ser destruído para ser renovado.
Isso nos lembra, é claro, destes princípios na cultura hindu, representados por Brahma (ligado ao princípio da criação), Vishnu (ligado ao princípio da sustentação) e Shiva (ligado ao princípio da destruição para renovação). Mas isso tudo já é assunto para outra conversa...
Por ora, fica o convite para contemplar e sintonizar. Deixar a vida fluir.
NAMASTÊ!

(Ilustra esse artigo a flor da minha cactácea Rhipsalis, chamada por nós de "Hippie". Na semana passada pode-se dizer que ela amanheceu com três botões nos cabelos, pois essa cactácea se assemelha a uma longa cabeleira. Essas flores aparecem raramente, e depois que se abrem não duram mais do que um dia.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário