Poxa, acho o trecho transcrito abaixo, do artista Anish Kapoor, muito legal, muito a ver com recomeços e também com praticar Yoga! (Mais um ano. Mais uma prática de Yoga: mais uma vez contemplar um pouco, o corpo, a mente e as nossas tão amadas e certas verdades, até que tudo se relativize um pouco, e aí...)
" (...) Voltar a olhar, olhar de novo e de novo e de novo. Os mesmos problemas. De modo que a repetição vai além do simples ato de repetir, conforme a definição da palavra, mas torna-se uma espécie de meditação sobre uma situação específica. (...) "
" (...) É óbvio que, como ser humano, tenho opiniões contundentes sobre política, sobre o meio-ambiente. Se disser que tenho algo a dizer como artista seria um péssimo artista, seria melhor que eu fosse um jornalista.
Se você gosta da verdade profunda e mística que o artista procura, ela advém da interação entre o processo de pensar, refletir e avaliar as conclusões que decorrem do processo. Precisamos ouvi-las. Antes disso, só contamos com a nossa autobiografia."
(Just in case... nada contra verdades pessoais e autobiografias. Podem ser fantásticas, em alguns contextos.)
Trechos de uma entrevista dada pelo artista Anish Kapoor. (Catálogo da exposição "Ascension", CCBB São Paulo)
(No vídeo abaixo, a obra "Cloud Gate", de Anish Kapoor, em Chicago.)
(Na foto acima: garoto nas ruas de Varanasi (Índia), acenando para nossa passagem em rickshaws.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário