domingo, 25 de março de 2012

PROPS EM SARVANGÁSANA



A posição invertida sobre os ombros, Sarvangásana, é conhecida como uma das que trazem muitos benefícios aos praticantes, de aspectos fisiológicos a aspectos energéticos.

A prática deste Ásana, no entanto, não deve ser vista apenas como uma mágica qualquer, para produzir determinados efeitos.

A prática é um conjunto, e precisa de constância. A consciência desenvolvida na prática de ontem auxilia e faz crescer a prática de hoje, e assim por diante.


(À direita, Iyengar em Sarvangásana)
(À esquerda, ensinando o Ásana)

O uso de uma placa com 4 cm de altura, ou de cobertores, torna a execução desse Ásana mais segura, por respeitar a curvatura da região cervical. Para tanto, deve ser posicionada(o) sob os ombros e com uma sobra de 4 dedos do fim destes.

(O prop pode ser usado pelo menos até a pessoa aprender a girar os ombros tão forte para trás a ponto de criar a curvatura e proteger as vértebras.)









(Na imagem acima, produção das minhas placas, a partir de sobras de EVA da sala de prática.)

(À direita, algumas das placas com outros props.)


2 comentários:

  1. Ana , vc tem alguma foto usando a placa nesta postura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não tenho uma imagem, comigo ou produzida por mim, usando a placa neste Ásana. Em todo caso, pensando no seu comentário, editei a postagem e acrescentei uma imagem do Iyengar ensinando, com o praticante usando a placa. Espero que possa ser útil. (Ela ilustra bem o posicionamento que a placa deve ter, sob os ombros e com uma sobra de 4 dedos do fim destes.)
      NA MAS TÊ !!!

      Excluir