domingo, 12 de maio de 2013

JAY MA!

Boneca Mãezinha, da Estrela, presente muito comum para as meninas, na minha infância...

Parabéns a todas as mães. Mãe, sem dúvida, é uma coisa maravilhosa! 
Parabéns também a todas as não mães, mulheres que, como eu, por um ou por zilhões de motivos, não quiseram, ou mesmo não puderam, "sofrer no paraíso", mas não deixam de querer um mundo melhor.

A propósito, eu me lembro que, quando o físico Amit Goswami - que eu considero um grande pensador - palestrou por aqui no "Yoga pela Paz" sobre "Ativismo Quântico", foi questionado por uma pessoa da plateia sobre as mulheres ainda terem menos tempo para atuar no mundo, em função de serem sobrecarregadas por funções domésticas e familiares. Lembro-me que ele respondeu que achava que não era sem tempo de mudanças, que precisamos da contribuição desse contingente humano na ciência, no pensamento, em todas as áreas.
Daí que, se eu fosse muuuito beisssta, diria que eu e o Amit Goswami pensamos assim...

Ainda na reflexão, observo que há sempre um risinho amarelo quando alguém cita a frase do falecido psicanalista José Ângelo Gaiarsa (pelo menos sempre vi a frase atribuída a ele), que diz que ainda bem que mãe é uma só. Sem maldade, acho que isso talvez ocorra porque, lá no fundo, todo mundo sabe que - falando de uma forma bem geral - as mães às vezes sobram um pouco. 
Será que isso não teria uma relação com o fato de que os pais - novamente de uma forma bem geral - talvez faltem um pouco?

Lembrei-me agora de uma coisa que o meu professor Osnir Cugenotta costuma dizer quando ensina Ásanas: duas forças de mesma intensidade, em direções opostas, geram equilíbrio. Será que não existiria, no caso da família humana, um maior equilíbrio?

Cito, pra encerrar, o poeta russo Maiakovisk, no poema "O Amor":

"Ressuscita-me, para que a partir de hoje, apesar de hoje, a família se transforme
 E o pai, seja pelo menos o Universo
 E a mãe, seja no mínimo a Terra."



(Em tempo: sei que é uma tendência natural de muitas pessoas achar que as opiniões são moldadas apenas por problemas da experiência pessoal. 
A quem interessar possa, meus pais foram pessoas íntegras e bem legais.)












Nenhum comentário:

Postar um comentário