domingo, 5 de maio de 2013

OS ÁSANAS E A ENERGIA ASCENDENTE

Foto de Eloi Chiquetto

Na postagem anterior, falando sobre os 5 principais vayus presentes no corpo (ventos, ou ainda energias, em uma tradução aproximada), surgiu a vontade de falar sobre a atuação da prática sobre os vayus, mais especificamente sobre 3 deles: pranaapana e samana.

Claro que, além da postagem anterior, fui movida também pela constância com que vejo pessoas saindo da prática de Yoga e indo beber água, movidas pelo calor que a prática proporciona, ou mesmo pessoas querendo praticar com o squeeze do lado, para se refrescarem ou hidratarem.

A prática de Ásanas não é uma prática apenas física, embora muitas pessoas achem que é não mais do que "a parte física do Yoga". A prática de Ásanas, além dos músculos e órgãos internos, trabalha também com nossa energia.

Aprendi com meu professor Osnir Cugenotta que devemos ter um resguardo de pelo menos meia-hora antes e depois da prática, para comer, beber, ou esvaziar a bexiga.  Isso porque, durante a prática, ocorre o que é chamado de prana nigraha, ou inversão da direção original dos vayusprana vayu, que localiza-se entre o coração e o pescoço e é normalmente ascendente, torna-se descendente pela inspiração consciente; apana vayu, que localiza-se abaixo do umbigo e é normalmente descendente, torna-se ascendente pela prática de mula bandha, que eleva o assoalho pélvico; e samana vayu, que localiza-se na região do umbigo e é responsável pelas assimilações, atua para unir prana e apana e levá-los para a boca do canal de energia central, sushumna nadi, para direcionar a energia da autorrealização para cima.

Se não for observado o resguardo quanto a comer e beber, samana vayu volta para sua função fisiológica, de assimilação do que é ingerido. Também se você esvaziar a bexiga logo após a prática, apana vayu volta para sua função fisiológica de eliminação. Em qualquer dos casos, desfaz-se a parte energética da prática, o trabalho com os vayus que se destina a levar a energia para o alto, para os chakras superiores. 

Já pensou, que desperdício?



Seguem os links de dois outros artigos que falam sobre Ásanas neste blog:
http://anacabezas.blogspot.com.br/2010/03/asana-o-arco-flecha-e-alma.html
http://anacabezas.blogspot.com.br/2011/05/o-corpo-alma-individual-e-alma-cosmica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário