domingo, 15 de junho de 2014

TUDO EM UM

Falei de limpeza na última postagem.
E por que fazer uma prática de Ásanas promove a limpeza? Há alguns fatores. Fisiologicamente, como Iyengar explica, pelo massageamento/pressão de órgãos internos. É fácil verificar que se pressionamos uma área do corpo com os dedos, ao retirá-los a área fica mais clara, pois a circulação diminui. Na sequência, o sangue vai para o local com muito mais intensidade, e promove uma revivificação da área e dos órgãos.


Lembrei ainda, na referida postagem, que a saúde não é o produto principal do Yoga. E na parte 3 do livro "A Árvore do Yoga", chamada "Yoga e Saúde", Iyengar fala exatamente disso: 

"Saucha é limpeza e santosha é contentamento. Juntos eles produzem bhoga, que pode ser descrito como saúde do corpo e harmonia da mente. Mas Patañjali não termina com saucha e santosha. Ele continua e fala de tapas, svadhyaya e Ishvara-pranidhana, que levam à liberação da alma do contato do corpo." (tradução livre do inglês por Ana Cabezas)

imagem do fotógrafo Chema Madoz


Tapas
 pode ser traduzido como o esforço da prática, e tem relação com o fogo e o calor, como todos os rituais do hinduísmo também têm. (Vale lembrar que no Yoga o ritual é interno.) 
Svadhyaya pode ser traduzido como estudo de si mesmo, no sentido de entendimento do ser interior, além do ego e da mente e Ishvara-pranidhana pode ser traduzido como percepção da totalidade da existência, da unidade presente na diversidade, e entrega a ela.



Qual é a fronteira exata entre corpo, mente e alma? Será possível pensar mesmo em saúde, holística, plena, sem pensar nessa totalidade?
É por isso que o Yoga trata dessa integração, e não deixa nada do lado de fora.

Algumas imagens para Ardhanarishvara (representação da integração de Shiva e Shakti, masculino e feminino, energia e manifestação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário